Um blog onde pretendo discutir economia, política, cultura e história tudo sobre a visão de quem vive em Sergipe.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Big Mac

Há alguns anos a revista inglesa “The Economist”, uma das mais respeitadas do mundo, fez uma reportagem um tanto brincalhona. Calculou o preço do sanduíche Big Mac em dólar, em diversos países. E dai inferiu a valorização ou desvalorização das moedas dos países pesquisados em relação ao dólar. Tudo começou como uma brincadeira interessante, mas alguém observou que o assunto era sério. O tal do sanduíche Big Mac se prestava muito bem para analisar a paridade do poder de compra das moedas em relação ao dólar.
A questão é a seguinte: o Big Mac, o sanduíche mais conhecido da Rede MacDonald é o mesmo do Brasil à China, de New York a Moscou. Quem come o sanduíche em Aracaju ou em Londres, vai encontrar dois pães de hambúrguer, duas carnes de hambúrguer, salada, e molho. Tudo igual. A embalagem é a mesma, e as instalações das lojas, também. O tempo de trabalho para fazer o sanduíche, tudo é o mesmo. Tudo é exatamente igual.
Observando essa questão, a Revista “The Economist” criou o índice Big Mac, publicado ano a ano, que mostra o grau de valorização ou desvalorização de uma moeda em relação ao dólar. Esta semana, a revista "The Economist", apontou que o real é a quarta moeda mais cara do mundo, pelo índice do Big Mac. O sanduíche no Brasil só custaria menos que o vendido na Suíça, na Noruega e na Suécia, em uma lista de 44 países.
Segundo o Estudo, enquanto nos Estados Unidos o Big Mac custa 4,20 dólares, no Brasil, o Big Mac custa o R$ 10,25 equivalente a 5,68 dólares. Pela paridade do poder de compra (ou seja, a relação do que se compra com um dólar lá nos EUA e aqui no Brasil), isso indica que o real está sobrevalorizado em 32% em relação ao dólar. Portanto o dólar deveria atualmente estar cotado em R$ 2,44. A revista considera que o ideal é que o sanduíche custe o mesmo que nos Estados Unidos. Ora, como explicado acima, como o sanduíche usa os mesmos itens nos países em que é feito, o "valor justo" na conversão para o dólar seria o mesmo cobrado nas lojas norte-americanas.
E nossa situação já foi bem pior. Na pesquisa do ano passado, o Real apareceu como a moeda mais valorizada do mundo. Nós estávamos pagando o Big Mac mais caro do que em qualquer outro país. Só como curiosidade: hoje, o Big Mac na Suíça aparece como o mais caro do mundo, ocupando a primeira posição e com o franco suíço registrando uma valorização de 62% frente ao dólar. Já o sanduíche mais barato do mundo pode ser encontrado na Índia, 1,62 dólar ou 84 rúpias, o que sugere uma desvalorização de 61% na moeda indiana frente a divisa americana. A “The Economist” esclarece que, como os Big Macs não são vendidos por lá, eles utilizaram o preço do Maharaja Mac, feito com hambúrguer de frango, já que a população hindu local não come carne bovina.
Quem disse que a economia não pode ser divertida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário